top of page
Estrutura moderna

Alunos Egressos

moleculas.png

          A reflexão sobre os objetivos do PPG-EQ/UERJ e, como estes estão sendo cumpridos, remete diretamente à questão do perfil do egresso. Com o propósito de verificar o destino de nossos alunos egressos de mestrado e doutorado, foi elaborado questionário que é enviado regularmente aos ex-alunos visando manter atualizado um banco de dados de pós-graduados pelo PPG-EQ/UERJ.

          Os resultados desta pesquisa estão apresentados abaixo de acordo com um conjunto de categorias profissionais de forma a condensar os dados de forma mais objetiva. Os dados apresentados correspondem aos titulados dos últimos 10 anos (2011-2020):

 

Total de egressos nos últimos dez anos: 175

Ex-alunos de Mestrado: 145

Ex-alunos de Doutorado: 4

Ex-alunos de Mestrado e Doutorado: 26

 

​

1. Professor de nível superior na área de engenharia química e áreas afins: 15 (8,57%)

​

          Esta categoria compreende os egressos que lecionam em Instituições de Ensino Superior (IES), tais como, UERJ, IFRJ, UNESA, UCAM, etc. Apesar do primeiro doutor do PPG-EQ/UERJ ter se titulado apenas em 2016, já há uma parcela considerável de egressos que estão inseridos no sistema de ensino superior, seja apenas com o título de mestre ou já com o título de doutor.

​

2. Funcionário de empresa na área de engenharia química ou áreas afins:  40 (22,86%)

​

          Esta categoria contém todos os egressos que estão empregados em empresas com atividades no campo da engenharia química e áreas afins. É a categoria com maior contingente, indicando que o PPG-EQ/UERJ está formando mão-de-obra especializada e que esta está sendo absorvida pelo mercado de trabalho.

 

3. Servidor público atuando na área de engenharia química ou áreas afins: 19 (10,86%)

          Esta categoria registra egressos que estão empregados no serviço público em carreira não docente no campo da engenharia química e áreas afins. Exemplos de instituições na qual estes egressos estão lotados: ANP, FIOCRUZ/FARMANGUINHOS, CNEN, INPI, Universidades Públicas, etc. Esta parcela mostra que o PGG-EQ/UERJ também supre mão-de-obra especializada para carreiras técnicas no âmbito do funcionalismo brasileiro nos seus três níveis: federal, estadual e municipal.

 

4. Pesquisador ou Pós-doutorando:  24 (13,71 %)

 

          Esta categoria contempla egressos que estão fazendo pós-doutorado, são pesquisadores visitantes, bolsistas em projetos de pesquisa, etc. Esta parcela registra que parte dos nossos egressos estão sendo inseridos no sistema de C&T no Brasil.

​

5. Empreendedor em engenharia química ou áreas afins: 2 (1,14%)

 

          Esta categoria corresponde a dois egressos que fornecem serviços de engenharia através de empresas da qual são donos/sócios. Apesar do valor pequeno em termos proporcionais, é um registro interessante a respeito da criação de novas empresas atreladas ao setor de engenharia.

​

6. Pós-graduando: 32 (18,29%)

 

          Esta categoria representa os ex-alunos de mestrado do PPG-EQ/UERJ que estão cursando o doutorado atualmente.

​

7. Professor de ensino fundamental e médio: 16 (9,14%)

 

          Esta categoria contempla os egressos que estão se dedicando à docência no ensino fundamental e médio. Apesar do PPG-EQ/UERJ ser um curso de pós-graduação em Engenharia, este quantitativo de egressos mostra que a pós-graduação brasileira de uma forma geral pode contribuir para aperfeiçoar a formação acadêmica de professores de ensino fundamental e médio.

​

8. Gestão em empresa fora da área de engenharia química: 7 (4,00%)

 

          Esta categoria corresponde aos egressos que foram absorvidos no mercado para trabalhar em carreiras gerenciais, embora não associadas ao campo da engenharia química.

​

9. Empreendedor fora da área técnica: 4 (2,29%)

 

            Este caso corresponde a egressos que, devido à crise econômica, não conseguiram colocação e estão atuando como empreendedores fora do seu ramo de formação.

​

10. Fora do mercado de trabalho: 7 (4,00%)

 

          Esta categoria contempla uma série de histórias pessoais distintas que afastaram o egresso do mercado de trabalho, tais como, desemprego devido à crise econômica, mudança de país para acompanhar o cônjuge, abandono voluntário da carreira para abraçar uma outra profissão buscando realização pessoal, etc.

​

11. Não identificado: 9  (5,14%)

 

          Não conseguimos informações mais precisas a respeito de um conjunto de nove ex-alunos.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524

Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, sala 400

Graduate Program in Chemical Engineering

Rio de Janeiro State University - Institute of Chemistr

Rua São Francisco Xavier, 524

Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º floor, room 400

bottom of page